quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Roda de Conversa sobre a História do Bairro do Pedregal

A Escola Antônio Monteiro será escola polo das comunidades vizinhas para o Encerramento do Projeto Vivenciando Nossas Raízes. As escolas Virgínia Uchoa ( Volta), João Maciel Santana ( Pedra Redonda), José Rocha Guimarães (Baixio) estarão na comunidade do Pedregal para contarem a sua história através de um filme, exposição cultural e um livro. No dia 29 de setembro, no acompanhamento pedagógico da Seduca, as crianças da Escola Antônio Monteiro estavam compartilhando a história do Bairro do Pedregal. A monitora Milena e a Coordenadora Claúdia estavam conversando sobre a história da Igrejinha que foi construída em cumprimento a uma promessa de um morador, porém a mesma Igreja foi demolida por conta da construção da estrada. É interessante relatar que os alunos registraram nas aulas de campo todo o momento da demolição.



                                Produção do Livro sobre a história do Bairro, quase todo pronto.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Encontro de Educação Integral em parceria com o Banco Itáu Unicef

 Atualmente, na cidade de Aracati 29 escolas municipais participam de uma jornada escolar em tempo integral.
É preciso, contudo, compreender melhor o que significa esse esforço pela ampliação da jornada nas escolas e a diversificação das atividades educativas oferecidas.
Diante da necessidade da compreensão e responsabilidade do que seja realmente o conceito de Educação Integral, a Secretaria de Educação do Município de Aracati em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) supervisionado pelo Banco Itaú, realizou no dia 15 de setembro  um Encontro de Educação Integral com o tema: Educação Integral parceria ONGS e Escolas, com objetivo de mobilizar a sociedade para a importância de sua participação no desenvolvimento de ações que promovam a educação integral. Estiveram presentes no auditório do IFCE ,educadores,  ONGs, gestores e demais profissionais que se dedicam a garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.







                               



                                         
                                          Apresentação de Teatro da Escola Antonieta Cals


                                                Cordel da Escola Bernardo de Souza


                                                 Dança da Escola Pompeu Costa Lima








Palestrante do Cenpec Maria José Reginato













Aula de horta da Escola Edmar Sena ( Cabreiro)

Comunidade ajudando na construção dos canteiro de ervas medicinais doando mudas. 









Aula de contação de história da Escola Gercina

Levando em consideração as análises de Magda Becker Soares sobre letramento e alfabetização, essa diz que: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004). Nas aulas de letramento da Escola Gercina os alunos têm oportunidade de interagirem no universo da contação de história melhorando cada vez mais suas produções escritas.

Aula de letramento com a Professora Danielle




Museu ecológico da Escola Zumbi dos Palmares

Atividade de Educação Patrimonial realizada como forma de Resgate da Comunidade de Zumbi dos Palmares. Os alunos entrevistaram moradores além de buscaram vestígios e objetos antigos da comunidade para entenderem um pouco sobre sua história