segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Confraternização Natalina com os coordenadores do Mais Educação

Nosso muito obrigado a todos os nossos coordenadores do Programa Mais Educação que com muita dedicação têm realizado um excelente trabalho nas Escolas do Município de Aracati.






































Uma celebração natalina com os Coordenadores do Mais Educação
Leitor 1: Aqui estamos para celebrar o Natal. Para dar graças a Deus e celebrar a vida que nos é presenteada por ele. Que o amor de Deus o Pai, nos direcione nesse encontro de hoje ao qual estamos aqui reunidos em gratidão pelo seu amor infinito.
Todos: Amém. Bendito seja Deus que nos reúne no amor de Cristo.
Leitor 2: Como amigos educadores  queremos renovar entre nós os laços de amor, de compreensão. Queremos ouvir da palavra de esperança neste tempo de Natal e de preparação para o Novo Ano, reconhecendo o trabalho de cada coordenador que com muita dificuldade e a cima de tudo muita força tem realizado o seu trabalho nas escolas aracatienses. Vamos juntos cantar olhando um para outro e vendo que todos são raridades para Deus.
Música Raridade

Leitor 3: Convido para lermos, em dois grupos, uma paráfrase natalina do texto de 1 Coríntios 13.
Grupo 1: Ainda que eu repita a história de natal e cante seus belos hinos, se eu não tiver amor, serei como um sino que só faz “badalação”.
Grupo 2: Ainda que eu receba muitos presentes e aprecie seu valor, se eu não tiver amor, isto de nada servirá.
Grupo 1: Ainda que eu distribua presentes aos pobres, neste Natal, se eu não tiver amor, isto de nada adiantará.
Grupo 2: O amor, que veio ao mundo no Natal de Jesus, é paciente e bondoso. É justo e promove a paz.
Grupo 1: Este amor maravilhoso, derramado sobre nós no Natal, nos capacita a tudo crer, tudo esperar e tudo suportar.
Grupo 2: Ainda que haja pinheiros de natal, eles murcharão.
Grupo 1: Ainda que haja enfeites multicoloridos, eles quebrarão.
Grupo 2: Ainda que haja a alegre algazarra das crianças, ela passará.
Grupo 1: Estas coisas são apenas a manifestação terrena da alegria do Natal.
Grupo 2: Mas, quando o verdadeiro Natal chegar, tudo o que é imperfeito, cessará.
Todos: E em todos os corações haverá fé, esperança e amor!
Leitor 4: Muitas vezes nós vacilamos, fraquejamos, apesar de nossas boas intenções. E aí, falhamos no convívio entre nós e nos tornamos insensíveis aos problemas uns dos outros. E isto pode desfazer a união e complicar a nossa comunhão.
Leitor 1: Mas apesar de tudo, a palavra de Deus pode nos reanimar e fazer com que voltemos a encontrar a paz e a renovar os laços que nos unem.

Leitura de Isaías 11.1-9

Comentarista- O profeta anuncia um novo tempo. Faz isso com empolgação, com palavras bonitas e com comparações. Nesta noite de Natal celebramos este novo tempo. Celebramos o Senhor da paz e da salvação. Também nós queremos estar alegres, cheios de esperança e comprometidos com o recomeço. Se olharmos para dentro de nós, para a nossa vida em família e para o mundo que nos cerca, veremos que temos muito para reconstruir em nossas vidas.
A palavra de Deus nos desafia para olharmos para o nosso mundo e enxergarmos nele o Senhor nascendo junto aos seus filhos e filhas. Este Senhor é o único capaz de nos libertar e nos capacitar para colocarmos sinais de vida, de amor, de comunhão nesta nossa realidade marcada pela morte, desamor, desagregação e dissolução de tantos lares.
Quando paramos para refletir será fácil constatar motivos para desânimo, descrença e até desespero. Temos tudo para preencher nossas cabeças com idéias fatalistas e desoladoras. Todavia, a palavra de Deus aí está. Ela quer levantar as nossas cabeças e encher a cada um de nós com um Espírito forte e inabalável, transformando-nos pela fé e por esperança.
Certo é que muita coisa precisa ser mudada, transformada. Há muita coisa para ser feita. É preciso a participação de todos. É preciso que todos se engajem e assumam este compromisso comunitário, na família, na nossa comunidade/igreja, em nossa sociedade. É preciso cobrar compromisso daqueles e daquelas que não querem nada com nada. Todos precisam escutar a Palavra de ânimo do Deus da vida.
É Natal. É tempo, pois, de reconciliação com Deus e com os irmãos e irmãs. É tempo de aceitar a Jesus como Senhor que nasce e está em nosso meio. Tempo de reconstruir, de recomeçar. Jesus Cristo nasce e está em nosso meio. Ele nos chama e quer nos despertar para o labor pela vida. Vem Senhor Jesus. Enche-nos de paz e de esperança. Amém.

Leitor 5: A mensagem do Natal nos diz que Deus vem ao nosso encontro. Que Deus entende as nossas dificuldades e nos vem socorrer.
Leitor 6: Também para nós hoje é feito o anúncio do nascimento de Jesus, como foi feito para os pastores nos campos de Belém.
Leitor 7: Também para nós hoje é dito: “Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia a vocês, e ela será motivo de grande alegria para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês o Messias, o Senhor!”
Leitor 8: Os pastores muito se alegraram com esta boa notícia. Foram, com cantos de louvor, saudar o Deus menino. Que a mesma alegria tome conta de nossos corações e nos faça cantar e no caminhar de braços dados vamos juntos dá as mãos e refletir e cumprimentar os nossos companheiros de jornada.
 Música: Natal de Luz – Voices
Comentarista:Este é o único e verdadeiro Deus, doador da vida. A ele queremos nos dirigir em oração, assumindo o compromisso com a vida, o amor e a comunhão: Senhor, para viver com alegria este tempo de
Natal. Nesse momento vamos assistir um vídeo que retrata de pessoas muito importantes que fazem a diferença no Programa Mais Educação no município de Aracati.
Vídeo
Comentarista: Valorizar o verdadeiro sentido da vida é reconhecer o valor do amor de Deus por nós que devemos reverenciar nas pessoas que estão no nosso convívio. Vamos refletir um pouco, todo ano nós fazemos pedidos a Deus e também fazemos muitas promessas para o novo ano. Que esquecemos que conseguimos chegar até aqui porque Deus nos ajudou, infelizmente alguns projetos não saíram como planejamos, mas se analisamos temos mais para agradecer do que para pedir e em gesto de gratidão vamos compartilhar com os nossos amigos o que temos para agradecer.
Todos: Obrigado, Senhor, que nesta noite podemos silenciar, cantar, ouvir de tua Palavra e promessas. Temos muito a te agradecer. Agradecemos-te por amares tanto este mundo, que enviaste o teu único

Filho e que o deixaste tornar-se ser humano, igual a nós. Obrigado, Senhor, por teu Espírito que preenche os nossos corações com ânimo e esperança, afastando de nós o medo e a descrença.Te pedimos: Faze com que os nossos corações se abram em amor para os outros e que o nosso lar seja o lugar para celebrar a reconciliação, o perdão, o amor. Aumenta, Senhor, nossa alegria neste Natal e no novo ano que se aproxima. Anima-nos a participar das atividades sociais e criar caminhos novos para a nossa comunhão. Aumenta a nossa fé, Senhor. Isto nós te pedimos quando, unindo nossas mãos, oramos a oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso...
Comentarista: Natal é época de partilha e nesse gesto de confraternização para a brincadeira de amigo secreto.
Homens: Deus colocou no nosso coração uma grande esperança.
Mulheres: Esperança de que está ruim em nossa vida pode e deve ser mudado.
Todos: Agora Deus nos despede e nos envia cheios desta esperança. Esperança que nos leva adiante. Esperança que nos leva ao amor, a solidariedade, a comunhão. Podemos fazer alguma coisa porque Ele caminha conosco.
Homens: Sim, o Senhor nos abençoa e nos protege.
Mulheres: Se alguém de nós tropeçar e cair Ele o ajudará a levantar.
Todos: Através de nós o Senhor plantará a fé, a esperança e o amor. Vamos, pois na paz do Senhor! Amém.
Leitor 1: Que este tempo de Natal, seja realmente uma festa de amor, de paz e de alegria. Vamos nos abraçar para mostrar esta alegria e paz que Deus nos concede. Vamos juntos nos alegrar por mais um natal.
Canto: Grupo Voices Natal

GUILHERME FREDRICH (Adaptação de Danielle Barbosa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário