A educação integral requer de toda comunidade escolar uma nova dinâmica. É preciso repensar o planejamento coletivo e incentivar a troca de saberes e experiências entre professores em metodologias mais lúdicas, participativas e inovadoras.
Os espaços externos da escola devem ser aproveitados porque oferecem oportunidades estimulantes e prazerosas ao desenvolvimento de crianças e jovens.
Sendo assim, a escola deve incorporar o conceito de cidade educadora e, a partir daí, pensar num processo educativo que relaciona os saberes escolares que circulam nas praças, nos parques, nos museus, nos teatros, nos cinemas, nos clubes etc. A cidade é um território vivo que oferece múltiplas e ricas possibilidades para a educação integral. (texto extraído da revista Presença pedagógica)
Um poema do mestre Paulo
Freire
‘’Ah, a rua! Só falam de tirar as crianças da rua.
Para sempre? Eu sonho com as ruas cheias delas.
É perigosa, dizem: violência, drogas…
E nós adultos, quem nos livrará do perigo urbano?
De quem eram as ruas? Da policia e dos bandidos?
Vejo por outro ângulo: um dia devolver a rua
às crianças ou devolver as crianças às ruas;
ficariam, ambas, muito alegres” (Paulo Freire)
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