terça-feira, 26 de agosto de 2014

Reunião de Pais na Escola João Maciel Santana

No dia 20 de agosto realizamos uma Reunião de Pais na Escola João Maciel Santana na localidade de Pedra Redonda para falarmos da Proposta do Programa Mais Educação e a importância do envolvimento dos pais e toda a comunidade escolar na aprendizagem das crianças.

Veja um texto que fala sobre essa questão

Por que é importante os pais participarem da vida escolar dos seus filhos?

Segundo pesquisa, apenas 7% da população acredita que educação também é responsabilidade dos pais

Itamar Melo  |  itamar.melo@zerohora.com.br
Aqualidade da escola brasileira começa dentro de casa. Quando os pais estimulam o aprendizado e participam da vida escolar, as crianças se alfabetizam com facilidade, obtêm notas melhores, permanecem por mais tempo no sistema de ensino e alcançam renda superior na idade adulta.
Mas no Brasil essa participação ainda precisa evoluir. Uma pesquisa do Ibope aponta que apenas 7% da população do país acredita que a educação é também uma responsabilidade dos pais. Em uma decisão prejudicial às crianças que amam, milhões de pais brasileiros preferem terceirizar a educação e colocar toda a responsabilidade sobre os ombros da escola. Os especialistas alertam que isso precisa mudar.
— Existe um provérbio africano segundo o qual é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Daí a importância de trazer os pais para o ambiente escolar — afirma Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos pela Educação.
Tema da terceira pergunta da campanha do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, A Educação Precisa de Respostas, o papel da família na vida escolar é esmiuçado nas próximas três páginas, com orientações sobre como pais e mães devem agir em diferentes momentos e situações. Esta cartilha foi baseada em grande parte em materiais do projeto Educar para Crescer (educarparacrescer.com.br), que tem entre suas bandeiras a aproximação dos pais do processo de educação.
— Quando a família se envolve, o aproveitamento escolar é maior. Essa participação pode acontecer incentivando a leitura e a escrita, acompanhando a lição de casa, indo às reuniões de pais, tendo interesse pela rotina. Atitudes positivas valorizam o esforço diário da criança — afirma o coordenador do Educar para Crescer, Kadu Palhano.  http://www.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário