No dia 20 de agosto realizamos uma Reunião de Pais na Escola João Maciel Santana na localidade de Pedra Redonda para falarmos da Proposta do Programa Mais Educação e a importância do envolvimento dos pais e toda a comunidade escolar na aprendizagem das crianças.
Veja um texto que fala sobre essa questão
Aqualidade da escola brasileira começa dentro de casa. Quando os pais estimulam o aprendizado e participam da vida escolar, as crianças se alfabetizam com facilidade, obtêm notas melhores, permanecem por mais tempo no sistema de ensino e alcançam renda superior na idade adulta.
Mas no Brasil essa participação ainda precisa evoluir. Uma pesquisa do Ibope aponta que apenas 7% da população do país acredita que a educação é também uma responsabilidade dos pais. Em uma decisão prejudicial às crianças que amam, milhões de pais brasileiros preferem terceirizar a educação e colocar toda a responsabilidade sobre os ombros da escola. Os especialistas alertam que isso precisa mudar.
— Existe um provérbio africano segundo o qual é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Daí a importância de trazer os pais para o ambiente escolar — afirma Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos pela Educação.
Tema da terceira pergunta da campanha do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, A Educação Precisa de Respostas, o papel da família na vida escolar é esmiuçado nas próximas três páginas, com orientações sobre como pais e mães devem agir em diferentes momentos e situações. Esta cartilha foi baseada em grande parte em materiais do projeto Educar para Crescer (educarparacrescer.com.br), que tem entre suas bandeiras a aproximação dos pais do processo de educação.
— Quando a família se envolve, o aproveitamento escolar é maior. Essa participação pode acontecer incentivando a leitura e a escrita, acompanhando a lição de casa, indo às reuniões de pais, tendo interesse pela rotina. Atitudes positivas valorizam o esforço diário da criança — afirma o coordenador do Educar para Crescer, Kadu Palhano. http://www.clicrbs.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário