segunda-feira, 30 de março de 2015

Mais Educação- Escola Antônio Ponciano

Vejamos um pouco sobre as atividades do Programa Mais Educação, realizadas na Escola Antõnio Ponciano.

                                                Alunos participantes das atividades
                                                             Oficina de teatro
                                                    Café da manhã ( Abertura 2014)
                                                                 Oficina de jornal
                                                                  Oficina de dança
                                                                Reunião de pais
                                       Alunos envolvidos nas decisões do processo educativo
                                                          Cortejo na comunidade
                                                        No teatro é só alegria
                                                            Oficina de letramento

                                                  Kit entregue no começo do ano
                                               Alunos com o coordenador Marcélio
                                                      Monitora de dança Karol


                       Diretora Aurenisse comprometida com o funcionamento das atividades

                                                           Oficina de Percussão

Música na Escola Edmar Sena

Atividade de música está fluindo naturalmente na Escola Edmar Sena. Os alunos mostram frequencia e muita força de vontade em aprender a tocar violão. A escola está finalizando os 5 meses de Oficina e não pretende parar embora tenha que esperar o recurso federal ser liberado para a continuidade das atividades. Parabenizamos o monitor Mateus que tem incentivo e dedicação em ensinar arte a esses pequenos artistas. 











terça-feira, 17 de março de 2015

Oficina de Música da Escola Francisca Clotilde (Programa Mais Educação)

O processo de valorização da música da Escola Francisca Clotilde tem incentivado os alunos no processo educativo. As atividades têm acontecido nos dias de quarta-feira na direção do músico Artur Giló, que tem com muito empenho realizado as atividades com as crianças da Comunidade do Quinderé. Parabenizamos a Escola por ter abraçado o Programa Mais Educação e a Comunidade local por ter oferecido um espaço comunitário para a realização das Oficinas. Temos plena convicção que muitos músicos irão surgir.




Abaixo vejamos um artigo falando sobre a importância da música no Processo Educativo:

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que 
desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. 

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática. 

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar. 

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. 

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.
http://educador.brasilescola.com/

A horta da Escola Francisca Clotilde


Um dos desafios dos educadores no século XXI é se adequar a maneira como as crianças e adolescentes pensam para que o conteúdo seja absorvido de maneira satisfatória. Uma boa estratégia é trazer a prática para a aula. Deste modo, a teoria passada em sala ganha exemplos reais e deixa de ser abstrata.

 A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que as Oficinas de horta do Programa Mais Educação se inserem, elas aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.


 A horta serve objeto de estudo interdisciplinar. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, os educadores devem dar o máximo de responsabilidades às crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.

 A Escola Francisca Clotilde tem essa Oficina e tem se comprometido junto com os seus educandos à produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, bem como  influenciar nas escolhas alimentares das crianças apresenta na prática as conseqüências de ações do homem com o meio ambiente.
 Nas fotos os alunos estão reorganizando a horta escolar e fazendo o plantio de um pomar junto com a monitora Elivânia. Assim constatamos que essa influência escolar não irá se restringir apenas ao ambiente escolar, mas os alunos serão os multiplicadores ao levarem o que aprenderam na escola para as suas casas.