O processo de valorização da música da Escola Francisca
Clotilde tem incentivado os alunos no processo educativo. As atividades têm
acontecido nos dias de quarta-feira na direção do músico Artur Giló, que tem
com muito empenho realizado as atividades com as crianças da Comunidade do
Quinderé. Parabenizamos a Escola por ter abraçado o Programa Mais Educação e a
Comunidade local por ter oferecido um espaço comunitário para a realização das
Oficinas. Temos plena convicção que muitos músicos irão surgir.
Abaixo vejamos um artigo falando sobre a importância da
música no Processo Educativo:
A
música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade
que
desenvolve a mente humana,
promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar,
facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em
questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.
Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.
Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.
Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.
Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.
Eis
então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a
música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área,
incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática
com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.
http://educador.brasilescola.com/
Se sua escola está inscrita no Programa Escola Integral/Mais Educação nós podemos lhe ajudar.
ResponderExcluirExemplos das oficinas que podemos atender:
Xadrez Tradicional – Voleibol - Teatro
História e Geografia - Letramento/Alfabetização
Matemática - Recreação e Lazer/Brinquedoteca
Orientação de Estudos e Leitura
Fotografia - Campos do Conhecimento - Canto Coral - Capoeira
Danças - Rádio Escolar – Futebol – Futsal – Handebol etc...
Para mais materiais visite o site
Ludico distribuidora LTDA
CNPJ: 10.291.595/0001-35 - I.E. 90457799-52
END: RUA ABEL BATISTA DE FREITAS, 218 - CEP: 85903-421 - BAIRRO: COOPAGRO - CIDADE: TOLEDO - PR
TELEFONES: 045 3054 7480 - 045 9978 7531 - EMAIL: vendas@ludicodistribuidora.com.br
sKYPE: vendas.ludicodistribuidora - SITE: www.ludicodistribuidora.com.br
Nosso lema; Se não puder chegar na hora, chegue antes