terça-feira, 17 de março de 2015

A horta da Escola Francisca Clotilde


Um dos desafios dos educadores no século XXI é se adequar a maneira como as crianças e adolescentes pensam para que o conteúdo seja absorvido de maneira satisfatória. Uma boa estratégia é trazer a prática para a aula. Deste modo, a teoria passada em sala ganha exemplos reais e deixa de ser abstrata.

 A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que as Oficinas de horta do Programa Mais Educação se inserem, elas aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.


 A horta serve objeto de estudo interdisciplinar. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, os educadores devem dar o máximo de responsabilidades às crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.

 A Escola Francisca Clotilde tem essa Oficina e tem se comprometido junto com os seus educandos à produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, bem como  influenciar nas escolhas alimentares das crianças apresenta na prática as conseqüências de ações do homem com o meio ambiente.
 Nas fotos os alunos estão reorganizando a horta escolar e fazendo o plantio de um pomar junto com a monitora Elivânia. Assim constatamos que essa influência escolar não irá se restringir apenas ao ambiente escolar, mas os alunos serão os multiplicadores ao levarem o que aprenderam na escola para as suas casas.


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