Trajetórias Criativas - jovens de 15 a 17 anos no
Ensino Fundamental: uma proposta metodológica que promove autoria, criação,
protagonismo e autonomia.
Esse conjunto de cadernos abrigam uma
proposta metodológica, um conjunto de sugestões de trabalho integrado entre
componentes e áreas de conhecimento (Trajetórias) e orientações sobre o
trabalho com a iniciação científica. Este material tem a intenção de inspirar a
implementação de currículos específicos, na perspectiva da educação integral,
para os jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental.
Cliquem nos cadernos para
baixá-los:
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-
Mais Educação para Jovens
de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental
Ter entre
15 e 17 anos e estar fora da escola ou em defasagem idade/ano de escolaridade é
a situação de quase a metade da população de jovens brasileiros nessa faixa
etária.
Os
desafios de uma Política Nacional de Adequação Idade/Ano Escolar para Jovens de
15 a 17 Anos no Ensino Fundamental são identificar e organizar propostas
pedagógicas contemporâneas e adaptáveis às diferentes realidades das escolas
públicas localizadas nos mais variados contextos brasileiros, a fim de superar
os entraves que impedem a regularização do fluxo escolar deste universo de
adolescentes e jovens.
Nessa
perspectiva, a ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino
Fundamental visa oferecer a esses jovens atividades diferenciadas e
específicas, por meio da construção de Projetos de Vida.
Projetos de Vida
Esta
atividade junto aos jovens de 15 a 17 anos que se encontram retidos no ensino
fundamental tem como objetivo construir propostas que propiciem a construção de
projetos de vida, por meio de trabalhos integrados entre as diferentes áreas de
conhecimento. Os projetos de vida têm como objetivo principal orientar a
criação de espaços para: AUTORIA, CRIAÇÃO, PROTAGONISMO e AUTONOMIA dos
estudantes.
Espera-se
que tais atividades permitam aos jovens nessa faixa etária lançar um olhar
sobre suas trajetórias escolares, planejando e executando propostas de caráter
investigativo e de organização de ações que lhes assegurem o prosseguimento de
seus estudos e a realização de aproximações com o mundo do trabalho.
Formação das Turmas
Para a
realização da atividade proposta (Projeto de Vida), cada turma deve ser formada
por 15 estudantes e, de acordo com esse número, será calculado o valor de
ressarcimento para o Monitor Tutor: R$ 80,00 (oitenta reais), por turma. As
turmas poderão ser de idades e séries variadas, conforme critérios a serem
estabelecidos pelo Monitor Tutor, em parceria com o Professor Comunitário da
Escola.
Monitor Tutor
Recomenda-se,
dada a especificidade da ação, que o MONITOR dessa atividade seja um professor
aposentado ou um estudante de licenciatura, preferencialmente envolvido no
programa PIBID. Caso haja um número de até 30 estudantes, sugere-se que o mesmo
monitor/tutor que atende a atividade Acompanhamento Pedagógico seja também o
responsável por atender cada turma da ação Projetos de Vida.
Materiais de apoio à realização da atividade
Fica
estabelecido o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para custeio e o valor de
R$ 2.000,00 (dois mil reais) para capital com o objetivo de viabilizar a ação
Mais Educação para Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental.
Sugere-se
que os recursos disponibilizados na forma de custeio sejam utilizados para
proporcionar aos estudantes a visita a espaços de aprendizagem fora da escola
(museus, cinema, feiras ou mercados públicos, exposições, atividades culturais
— música, artes visuais, teatro e dança — entre outros). Já os recursos
disponibilizados na forma de capital poderão ser utilizados para a compra de
equipamentos, tais como: dois tablets ou um notebook para uso compartilhado e
registro de atividades ou uma máquina fotográfica digital, dentre outros.
Além
disso, o MEC disponibilizará, em formato eletrônico na sua página da internet,
material de orientação que servirá de apoio ao trabalho do Monitor Tutor para a
realização das atividades. Esse material é composto de sugestões de atividades
integradas de várias áreas do conhecimento, bem como orientações para o
desenvolvimento de atividades de iniciação científica. Para acessá-lo, clique
aqui.
Trajetórias Criativas
http://educacaointegral.mec.gov.br/jovens-de-15-a-17-anos
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