sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Divulgados 3 cadernos que podem auxiliar na orientação das atividades com jovens de 15 a 17anos no Ensino Fundamental



Trajetórias Criativas - jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental: uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autonomia. 


Esse conjunto de cadernos abrigam uma proposta metodológica, um conjunto de sugestões de trabalho integrado entre componentes e áreas de conhecimento (Trajetórias) e orientações sobre o trabalho com a iniciação científica. Este material tem a intenção de inspirar a implementação de currículos específicos, na perspectiva da educação integral, para os jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental.
 Cliquem nos cadernos para baixá-los:
 

·         Caderno 1 - Proposta

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-


Mais Educação para Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental
Ter entre 15 e 17 anos e estar fora da escola ou em defasagem idade/ano de escolaridade é a situação de quase a metade da população de jovens brasileiros nessa faixa etária.
Os desafios de uma Política Nacional de Adequação Idade/Ano Escolar para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental são identificar e organizar propostas pedagógicas contemporâneas e adaptáveis às diferentes realidades das escolas públicas localizadas nos mais variados contextos brasileiros, a fim de superar os entraves que impedem a regularização do fluxo escolar deste universo de adolescentes e jovens.
Nessa perspectiva, a ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental visa oferecer a esses jovens atividades diferenciadas e específicas, por meio da construção de Projetos de Vida.
Projetos de Vida
Esta atividade junto aos jovens de 15 a 17 anos que se encontram retidos no ensino fundamental tem como objetivo construir propostas que propiciem a construção de projetos de vida, por meio de trabalhos integrados entre as diferentes áreas de conhecimento. Os projetos de vida têm como objetivo principal orientar a criação de espaços para: AUTORIA, CRIAÇÃO, PROTAGONISMO e AUTONOMIA dos estudantes.
Espera-se que tais atividades permitam aos jovens nessa faixa etária lançar um olhar sobre suas trajetórias escolares, planejando e executando propostas de caráter investigativo e de organização de ações que lhes assegurem o prosseguimento de seus estudos e a realização de aproximações com o mundo do trabalho.
Formação das Turmas
Para a realização da atividade proposta (Projeto de Vida), cada turma deve ser formada por 15 estudantes e, de acordo com esse número, será calculado o valor de ressarcimento para o Monitor Tutor: R$ 80,00 (oitenta reais), por turma. As turmas poderão ser de idades e séries variadas, conforme critérios a serem estabelecidos pelo Monitor Tutor, em parceria com o Professor Comunitário da Escola.
Monitor Tutor
Recomenda-se, dada a especificidade da ação, que o MONITOR dessa atividade seja um professor aposentado ou um estudante de licenciatura, preferencialmente envolvido no programa PIBID. Caso haja um número de até 30 estudantes, sugere-se que o mesmo monitor/tutor que atende a atividade Acompanhamento Pedagógico seja também o responsável por atender cada turma da ação Projetos de Vida.
Materiais de apoio à realização da atividade
Fica estabelecido o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para custeio e o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para capital com o objetivo de viabilizar a ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental.
Sugere-se que os recursos disponibilizados na forma de custeio sejam utilizados para proporcionar aos estudantes a visita a espaços de aprendizagem fora da escola (museus, cinema, feiras ou mercados públicos, exposições, atividades culturais — música, artes visuais, teatro e dança — entre outros). Já os recursos disponibilizados na forma de capital poderão ser utilizados para a compra de equipamentos, tais como: dois tablets ou um notebook para uso compartilhado e registro de atividades ou uma máquina fotográfica digital, dentre outros.
Além disso, o MEC disponibilizará, em formato eletrônico na sua página da internet, material de orientação que servirá de apoio ao trabalho do Monitor Tutor para a realização das atividades. Esse material é composto de sugestões de atividades integradas de várias áreas do conhecimento, bem como orientações para o desenvolvimento de atividades de iniciação científica. Para acessá-lo, clique aqui.
Trajetórias Criativas


http://educacaointegral.mec.gov.br/jovens-de-15-a-17-anos


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