No dia 5 de setembro realizamos uma Oficina de Contação de História num espaço da Igreja Batista Nacional com a ministração da Coordenadora Danielle Barbosa e a alfabetizadora Teresinha Freitas. O objetivo dessa Oficina foi proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando o vocabulário, a organização de pensamentos do universo linguístico e escrito da criança.
Construção da Casa de Contação de História
Agradecimento especial da Alfabetizadora Teresinha Freitas que nos ajudou na construção
Hora do almoço
Trabalhando a Fundamentação Teórica
Casas construídas pelos monitores
Baú da fantasia
Monitores de letramento do Mais Educação
Sugestões de atividades
1º
Roda de conversa informal para troca de ideias e análise de conhecimento
prévios;
2º
Apresentar livro para os alunos-manusear e conhecer e oralmente;
3º
Lista de personagens;
4º
Trabalhar linguagem oral e oalmente;
5º
Exploração dos personagens ( CARACTERÍSTICAS, DESCREVER COM AS PRÓPRIAS
PALAVRAS)
6º
Conversa informal sobre histórias que gostam;
7º
Cuidado como os livros;
8º
Falar sobre o autor e ilustrador de cada livro.
9º
Leitura da história;
7º
Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados,
desenhados, reescritos;
8º
Baú da fantasia para que possam dramatizar a(s) histórias(s) contados(s);
9º
Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas
ilustrações, título;
10º
Trabalhar com a música e a dança sempre elacionando com a história contada no
dia;
11º
Incentivar o prazer e ovalor da leitura, aproximando os educandos da leitura
infantil diversas, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos
de leitura;
12ºMontagem
de livro contendo as histórias trabalhadas.
13º
Momento do silêncio na leitura do tapete e em seguida recortar a historia
colando os personagens no tapete;
14º
Debate sobre a história;
15º
Reprodução coletiva da história;
16º
Desenho livro;
17º
Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados,
desenhos reescritos;
18º Baú da fantasia para que possam dramatizar as histórias
contadas;
19º Usar voz expressiva animando a leitura fazendo perguntas
e comentário, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens montando
cenário e enfatizando situações emocionantes;
20º Analisar o assunto principal da história;
21º Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história e
produzir testos;
22º Cantar, recitar, músicas e poemas relacionadas a
história;
23º
Em roda colocar os livros no meio da sala ou distribuir um para cada um, pedir
que façam uma leitura de imagens e recontem o que viram e que imaginam ter na
história;
24ºUsar
usar um objeto qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa
caixinha para que as crianças advinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas
e pistas;
25º
Utilizar a mesma história contada em épocas e autores diferentes para que façam
comparações: elaborar novas versões dos contos de fadas;
26ºHora
do conto diário e leitura de livros;
27º
Canções das histórias contadas;
28º
Confecções das histórias contadas;
29ºConfecções
de painéis dos trabalhos realizados em sala;
30º Produzir um desenho que ilustra como seria se a Bela
Adormecida acordasse hoje (o que não existia há cem anos atrás como ela ia
viver);
31º
Contar a história e não dizer o fim, pedir aos alunos que em grupo, organizem
um fim para a história, contar para todos;
32º
Recontar a história em quadrinhos;
33º
Contar a história retirada de um livro, mostrar também em vídeo;
34º
Traçar comparações e ao final ilustrar ou montar um livro com ilustrações
feitas pelas crianças;
35º
Contar a vida do autor;
36º
Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas
ilustrações, título;
37º
Trabalhar com a música e a dança sempre relacionando com a história contada no
dia;
38º
Conversa informal sobre valores;
39º
Confecção de personagens para amostra literária de sucata;
40º
Criação do cantinho da leitura ;
41º Confecção de um cenário para
dramatizações.
Mais Sugestões
1. Uma
vez por mês a casa
"Contos e Encantos" aparece na sala de aula. Nesse dia, sai de dentro
da casa um livro de contos (contos tradicionais ou versões atualizadas) e os
fantoches relacionados à história do dia.
2. Após
a contação da história é
sugerido às crianças uma produção de texto coletiva de um determinado gênero
textual, que esteja relacionado ao tema apresentado (um reconto, uma narrativa,
uma receita, um convite etc.)
3. O
professor será o escriba, transcrevendo
o texto para um cartaz que ficará exposto na sala.
4.
Esses textos são digitados e cada
criança terá uma cópia, no fim do projeto, junta-se todos os textos para montar
um livro com as produções da turma.
5. A
culminância do projeto será uma
apresentação para os pais da obra literária construída pelas crianças.
Em alguns momentos, os membros da equipe apresentam a história,
podendo fazer encenações com fantoches e, em outros, os pais podem ser
convidados para fazer a leitura do dia. Assim, a escola abre as portas para
que a família participe ativamente do processo de educação das crianças.
|
Para a realização do trabalho foram utilizados os seguintes
instrumentos:
a) “Sacolas de leitura” – cada turma possuía a sua sacola e
dentro de cada uma constavam três livros de literatura infantil e uma revista
de entretenimento para os pais. O material foi doado pela escola e
pesquisadora.
b) Questionário para os pais – foi entregue aos pais ao
final dos quatro meses de andamento do projeto, isto é, após todos os alunos
terem levado a sacola para casa (Anexo).
O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas:
1ª Etapa - Encontro com os pais para conversa/palestra Primeiramente foi realizada uma
conversa/palestra com os pais a respeito da importância da contação de história
nos primeiros anos de vida da criança para o desenvolvimento da linguagem e
formação leitora. Também foi salientado que o momento de contação de história
pode ser fundamental na relação entre pais e filhos, já que as famílias pouco
têm tempo para se encontrar. Foi proposto, então,
aos pais, o projeto: “pais contadores de histórias, filhos
futuros leitores”, onde os filhos levarão para casa algum dia da semana, uma
‘sacola de leitura’ com alguns livros de literatura que poderão ser lidos ou
contados para os filhos.
2ª Etapa - Entrega das sacolas às turmas
Após o encontro de pais foi entregue às turmas as “sacolas
de leitura” e
explicado às crianças a dinâmica do trabalho, juntamente com
a professora titular.
3ª Etapa - Andamento do projeto: as ‘sacolas de leitura’ na
casa das crianças Para a organização do trabalho, a professora elaborou um
cronograma que contemplasse todos os alunos, onde cada um ficaria com a sacola
durante 24 horas. Neste período os pais e criança puderam manusear os livros,
contar as histórias, conversar sobre elas.
4ª Etapa - Preenchimento do questionário e análise das
respostas
Os pais das crianças receberam um questionário (anexo) sobre
as
Experiências vivenciadas com o projeto. Os pais levaram o
questionário para casa
e após terem respondido, devolveram à direção da escola para
que esta repassasse à pesquisadora. Com os questionários em mãos, foi realizada
uma análise qualitativa das respostas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·
Despertar o interesse pela leitura;
·
Desenvolver habilidades de leitura;
·
Participar de diferentes momentos de leitura;
·
Utilizar a biblioteca da escola;
·
Desenvolver o hábito de leitura;
·
Ampliar o vocabulário e as possibilidades de leitura;
·
Ouvir histórias;
·
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de
experiências em grupos;
·
Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no
tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente
240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a
realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas
algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é
importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem
com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade:aproximadamente 60 minutos.
CONTAÇÃO
DE HISTÓRIAS – leitura do professor
Professor, o ato de contar histórias para as crianças está presente em
todas as culturas, letrada ou não letrada, desde os primórdios da humanidade.
Toda criança gosta de ouvir histórias. No espaço educacional a prática de
contação de histórias deve ser realizada durante todo o ano, principalmente nas
turmas de Ensino Fundamental. Uma leitura em voz alta quando é bem realizada,
desperta atenção, o desejo, a curiosidade e a vontade de repetir a experiência
de escutar historias e também de ser leitor.
Organize a sala de aula ou outro espaço da escola para a contação de
histórias,de modo a torná-la agradável,proporcionando momentos mágicos de
leitura. Os alunos podem ser organizados em um semicírculo para que todos
tenham acesso às imagens.O contador de histórias deve ser dinâmico e fazer uso
de diferentes estratégias para contação de histórias, pois estes recursos serão
fundamentais para que a turma desenvolva o prazer e o interesse pelo mundo da
leitura. Portanto, organize um repertório de histórias (livres ou de acordo com
alguma temática a ser trabalhada) e crie espaços e formas de contação de
histórias às crianças.
2ª atividade:aproximadamente 60 minutos.
CONTAÇÃO
DE HISTÓRIAS – leitura dos alunos
Professor, para que a leitura possa seduzir os alunos e preciso que haja
interação entre os alunos e os livros. Nesse sentido, para que tal interação
aconteça é necessário que os alunos sintam os livros, no sentido de manusear,
folhear, observar as imagens, as palavras, a biografia do autor, todas a
informações que um livro possa trazer.
Apresentar diferentes textos para as crianças de forma significativa favorecem
a interação com eles. O que contribui para que se interessem pela leitura e
para que gostem de ler. A questão não é se a leitura é obrigatória ou não, mas
oferecer condições para a realização dessa leitura. Apresentaremos duas
estratégias para trabalhar com contação de história (leitura dos alunos)
durante todo ano.
A primeira estratégia é trabalhar com a Leitura
Compartilhada: uma parceira entre a família e a escola, a qual
proporciona aos alunos esse estreitamento entre leitura, escola e família. O
objetivo geral dessa atividade é desenvolver atitudes favoráveis à leitura e à
escrita, além de propiciar a interação da família com a escola no processo de
ensino e de aprendizagem. Essa estratégia poderá ter a duração de um semestre,
sendo uma apresentação por semana. Cada apresentação semanal terá duração de 60
minutos, aproximadamente.
Veja abaixo as orientações:
·
Disponibilize na sala de aula uma cesta ou um espaço com diversos livros
de literatura infantil;
·
Faça uma ordem de apresentação dos alunos, por exemplo, você poderá
seguir a lista dos nomes dos alunos em ordem alfabética, ou criar sua própria
sequência de acordo com sua turma;
·
Feita a ordem de apresentação, o primeiro aluno escolhe um livro e terá
que levar para casa para fazer as seguintes atividades:
1. Ler o livro ou pedir para algum familiar ou
responsável fazer a leitura;
2. Preparar juntamente com a família, de forma
criativa, uma apresentação na escola (na sala de aula ou em outro espaço que a
família quiser apresentar para turma, por exemplo: pátio, quadra, anfiteatro,
dentre outros.).
Veja abaixo algumas imagens exemplificando como alguns alunos junto com
a sua família se organizaram para apresentar a história à turma.
1.
A família preparou uma contação de história por meio de fantoches.
Fonte: Imagem da
própria autora. Aluno do 1º ano - apresentando a história que preparou
juntamente com a mãe. Eseba - Escola de Educação Básica da UFU. Professora
Mariane.
2.
A família trouxe diversos objetos que se iniciavam com as letras do alfabeto
para contar a história: Palavras muitas palavras de Ruth Rocha. (ROCHA, Ruth.Palavras muitas palavras. 3. ed. São Paulo:
Quinteto editorial, 1998).
Fonte: Imagem da
própria autora. Aluna do 1º ano - apresentando a história que preparou
juntamente com a mãe. Eseba - Escola de Educação Básica da UFU. Professora
Mariane.
Professor, após esse momento, você poderá preparar algumas atividades em
sala de aula sobre a história, dentre elas:
·
Realização de desenhos;
·
Colagens, pinturas;
·
Criação de uma nova história com os mesmos personagens;
·
Criação de novos finais para a mesma história, atividades no laptop do
projeto UCA;
·
Seleção de palavras da história para criar outras histórias;
·
Criação de jogos para trabalho de ortografia e vocabulário (bingo, caça
palavras, cruzadinha);
·
Elaboração de texto coletivo sobre alguns personagens da história;
·
Dentre outras.
A segunda estratégia tem o objetivo de desenvolver o hábito da leitura
por meio do projeto “Ciranda do livro”.
Veja abaixo as orientações:
·
Escolher os livros de literatura infantil de acordo com o número de
alunos. Por exemplo: 25 alunos, 25 livros;
·
Colocar cada livro dentro de uma pasta ou sacolinha personalizada. Ao
todo, será, seguindo o exemplo acima, 25 pastas ou 25 sacolinhas com livros
diferentes;
Fonte: Imagem da
própria autora.
·
Orientar os alunos, para que cada um, escolha o livro que gostaria de
ler e levar para casa, todos no mesmo dia;
·
Colocar dentro de cada pasta/sacolinha juntamente com o livro, uma
atividade a ser feita após a leitura do mesmo. Exemplo: Faça um fantoche das
personagens principais da história e deixe dentro da pasta;
Fonte: Imagem da
própria autora
·
Marcar a data em que os alunos deverão trazer a pasta para a sala de
aula. Caberá ao professor verificar se todos os alunos fizeram a atividade;
·
Incentivar, na sequência, os alunos para escolherem novamente outro
livro/pasta para ler em casa. Juntamente, deverá conter um texto explicando a
outra atividade a ser feita. Exemplo: Conte a história para sua família
utilizando os fantoches construídos pelo colega.
·
Fonte: Imagens da
própria autora.
Professor, cada vez que o aluno levar a pasta haverá uma atividade a ser
feita após a leitura do livro. Essa atividade deverá ser elaborada por você.
Veja algumas sugestões:
·
Faça fantoches dos personagens da história;
·
Crie um caça palavras, com palavras importantes da história;
·
Faça uma ilustração sobre o livro;
·
Invente outro final para a história;
·
Elabore duas perguntas sobre a história para o próximo colega responder,
dentre outras.
Professor, elabore um bilhete para as famílias dos seus alunos,
explicando sobre a atividade. É de suma importância a participação da família
na realização da mesma.
Professor, como registro e arquivo os alunos poderão fotografar ou
filmar todas as apresentações da contação de história, uma vez que, o laptop
Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma
forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.
Para fotografar utilize a Câmera do laptop ( Metasys < Aba Aplicativos < Multimídia < WxCam ) ou ( Área de Trabalho < Câmera). O botão “máquina de retrato”
tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada
vez e em momentos diversos.
Se preferir, registre em forma de vídeo (Metasys < Aba Aplicativos < Multimídia < WxCam ) ou ( Área de Trabalho < Câmera). O “botão vermelho” inicia a
gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser
parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho".
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador
de Imagens (Área de Trabalho < Visualizador
de Imagens).
3ª atividade:aproximadamente 60 minutos.
EXPLORANDO
A BIBLIOTECA ESCOLAR
Professor, bem sabemos que o uso da Biblioteca Escolar potencializa o
processo de alfabetização e letramento. Porém, infelizmente, em algumas escolas
é um espaço pouco utilizado e vivido. As possibilidades de leitura e de escrita
aumentam quando existem espaços para inserir o aluno, paulatinamente, no mundo
da leitura e escrita de forma ativa. Agende um horário com a bibliotecária para
conversar com a turma sobre o funcionamento da Biblioteca da Escola.
Sugerimos a ida à Biblioteca pelo menos uma vez na semana. Os alunos
poderão ler livros na própria Biblioteca e também fazer empréstimo do livro que
gostaria de ler em casa. Sendo assim, o livro fica uma semana com o aluno e
toda semana há um novo empréstimo.
Permita que seus alunos fiquem à vontade para escolherem o livro que se interessarem,
embora seja necessário que você explore e conheça os materiais do acervo da
Biblioteca da Escola, principalmente os livros avaliados pelo PNBE - Programa
Nacional Biblioteca da Escola - e outros que sejam disponibilizados para uso
dos alunos, bem como outros materiais disponíveis no acervo da Biblioteca.
“Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola
é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa
(novelas, contos, crônicas, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas,
cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em
quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL,
2012, p. 40.).
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no
ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de
Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento
escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC,
SEB, ano 1, unidade 2, 2012. p. 36-44.
Professor, peça aos alunos que utilizem a internet, seguindo os
passos: Mozilla Firefox (Metasys<
Favoritos <Navegador de Internet). Mas, se a sua escola não faz parte do
Projeto UCA, reserve um momento e leve-os ao Laboratório de Informática.
O Portal do Professor, disponibiliza em seus conteúdos multimídias um
vídeo do episódio do programa Viagens de leitura, da TVE Brasil. Aborda a
importância das Bibliotecas para o estímulo à leitura. Mostra também que a
Biblioteca não é apenas um depósito de livros, mas sim um local que possui
conhecimento em inúmeros suportes.
Para saber mais sobre esse recurso acesse o sítio do Portal do
Professor, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18637>. Acesso em: 10
de ago. 2013.
O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo é de suma
importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo.
Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha
como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:
1) Qual a
importância da leitura na vida das pessoas?
2) Qual a
importância da Biblioteca?
3) O que as
crianças aprendem por meio dos livros?
4) Como eu me
sinto quando estou lendo um livro?
Professor é fundamental que durante a discussão, os alunos reflitam
sobre a importância da leitura na vida das pessoas e identifiquem a leitura
enquanto algo bom e prazeroso, onde a pessoa pode ampliar seus conhecimentos de
mundo, suas possibilidades de se comunicar, apresentar suas ideias, sonhar,
imaginar, criar.
Fonte: Imagem da
própria autora. Alunos do 2º ano "C" fazendo empréstimo de livro na
biblioteca da Escola de Educação Básica da UFU. Eseba/UFU.
BIBLIOTECA
VOLANTE
Professor, outra maneira de aproximar os alunos dos livros é criar uma
espécie de Biblioteca Volante.
Para isso, será necessário criar o acervo da turma de acordo com a
quantidade de alunos. Para construir esse acervo, solicite que cada criança doe
um livro ou se não for possível, peça emprestado na própria Biblioteca da
escola. Independente da forma é essencial incorporar sempre o acervo da turma. Importante: se pegar os livros na Biblioteca da
Escola é de suma importância que eles fiquem na sala de aula, pois haverá troca
entre os alunos. Converse com a bibliotecária da escola.
Os alunos deverão escolher um livro para fazer a leitura em casa ou na
escola e durante um período de tempo os alunos trocam entre si os exemplares.
Se outra turma também fizer parte desse Projeto Biblioteca Volante, os
alunos poderão trocar o acervo. Dessa forma, em certo período de tempo as
crianças vão ter acesso a vários livros, histórias, conhecimentos.
Professor, reafirmamos a importância que as Bibliotecas – Salas de
Leitura - Acervo de Livros da Turma - desempenham no processo de constituição
do leitor, pois o bom uso que se faz disso tudo, são oportunidades que
contribuem para formar comunidades leitoras.
Fonte: Sítio:Móbile
e arquitetura. Disponível em:
Acesso em: 16 de
ago. 2013.
Professor, uma boa ideia é estimular as crianças a formarem suas
próprias Bibliotecas - que podem ser compartilhadas com seus irmãos e amigos e
a colaborar, sempre que possível, com a Biblioteca da Escola. Comentar uma
determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da
qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras.
4ª atividade:aproximadamente 60 minutos.
DIFERENTES
ESPAÇOS DE LEITURA NA SALA DE AULA
Professor, nós lemos sempre por algum motivo: para buscar informação,
para aprender, para saber como proceder, por puro entretenimento, dentre outros
motivos. É importante que as crianças saibam o quê e para que vão ler e que
elas possam de alguma forma antecipar o que vão encontrar. Dessa maneira fica
mais fácil dar sentido aos textos e fazer com que elas busquem neles, respostas
para os seus interesses.
Sugerimos, nesse momento, propostas de leitura em sala de aula para que
os alunos possam dar sentido ao que lê.
Professor, os cantinhos de leitura em sala de aula são imprescindíveis
para a contribuição no processo de constituição do leitor. Nesse sentido,
sugerimos alguns cantinhos de leituras, organizados de forma diferente, mas com
o suporte do lúdico que garante o objetivo da atividade: dar sentido ao que lê.
Disponibilize diferentes textos para que a criança possa ler por prazer, ler o
que quiser ler.
Apresentaremos possibilidades de cantinhos de leitura para se organizar
na sala de aula:
1) CANTINHO
LITERÁRIO
Professor, crie um espaço com tapetes, almofadas e disponibilize nesse
cantinho diferentes textos/livros literários: Contos de fadas, poesias,
fábulas, lendas, romances, dentre outros.
Variações:
·
CANTINHO DO GIBI;
·
CANTINHO DO JORNAL;
·
CANTINHO DAS PARLENDAS E CANTIGAS DE
RODA.
2) CANTINHO
DA INFORMAÇÃO
Professor, ofereça um espaço com cadeiras, mesas e disponibilize um
telefone de brinquedo e alguns portadores de textos: lista telefônica, folhetos
de pizzaria, agenda para marcar consulta com o médico, anúncio, dentre outros
suportes.
3) CANTINHO
DA RECEITA
Professor, organize um espaço com mesas e disponibilize batedeiras,
liquidificador, fogão de brinquedo, algumas vasilhas juntamente com:
livros de receitas, embalagens de produtos. As crianças brincam de fazer
receitas e ao mesmo tempo realizam práticas de leituras, que lhes ajudam a
saberem como proceder em determinada receita. Observação: A partir desse
trabalho, realize, posteriormente, uma receita juntamente com a turma.
Variação:
·
CANTINHO DO JOGO (Vários jogos com
regras a serem lidas.).
4) CANTINHO
DO TRÂNSITO
Professor, crie um espaço com placas e sinais de trânsito, semáforo de
papelão, faixa de pedestre, lista com multas, infrações e significados das
placas, dentre outros materiais de trânsito. As crianças vão criar situações de
trânsito e praticar a leitura de imagens, bem como a leitura para identificar o
significado dos símbolos.
Professor, essas atividades ajudam as crianças a lerem por prazer, a
vivenciar diferentes práticas de leitura e a atribuir sentido a esses
diferentes portadores e gêneros textuais que fazem parte do nosso dia a
dia.
Recursos
Educacionais
NOME
|
TIPO
|
Escolhendo
livros na biblioteca [Viagens de leitura]
|
Vídeo
|
Recursos
Complementares
Sugestões de links para professores:
Fonte dos sítios:Youtube:
Acessados em: 10 de ago. 2013.
Fonte: “Revista Nova Escola. Tudo sobre leitura”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/leitura/>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Sugestões de links para alunos:
Fonte: "Sítio: Educar para crescer. Seleção de 204 obras essenciais
para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/index.shtml>. Acesso em: 10
de ago. 2013.
Avaliação
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com
base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de
registro da aprendizagem para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços
de cada um, com relação às habilidades de leitura trabalhadas nessa aula, bem
como os avanços no Sistema de Escrita Alfabética. Por meio desse quadro é
possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas
soluções para que efetivamente eles aprendam.
O acompanhamento da aprendizagem dos
alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.
Escola: ______________________________________________________________
Aluno: _______________________________________________________________
LEITURA
|
FEV.
|
JUN.
|
AGO.
|
DEZ.
|
Lê
textos não-verbais, em diferentes suportes.
|
|
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|
|
Lê
textos ( poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros ),
com autonomia.
|
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Compreende
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes
propósitos.
|
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Antecipa
sentidos e ativa conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos
pelo professor ou pelas crianças.
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Reconhece
finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
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Localiza
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente.
|
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Realiza
inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor
ou outro leitor experiente.
|
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Estabelece
relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas,
lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
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Apreende
assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor
ou outro leitor experiente.
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Interpreta
frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente.
|
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|
Interpreta
frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com
autonomia.
|
|
|
|
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Relaciona
textos verbais e não-verbais, construindo sentidos.
|
|
|
|
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Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não
Fonte:
BRASIL.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções
e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 39.
Autor e Coautor(es)
Fonte:
simonehelendrumond.blogspot.com.br
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